Simuladores de Ataques
Estes programas servem para simular as batalhas antes delas ocorrerem para saberes se o ataque é rentável ou não, ou para prevenires a tua defesa num possível ataque:
Drago Sim <-- Online, precisas de estar conectado.
SpeedSim <-- Offline, precisas de fazer o download do programa. Para usares o SpeedSim em português faz o download do ficheiro da língua aqui
Espionagem
A espionagem é uma das coisas mas importantes no OGame. Só espiando podemos encontrar alvos, que tenham os recursos suficientes para que um ataque valha a pena e que ao mesmo tempo tenham tão poucas defesas que a nossa Sonda possa superá-las sem problema.
No entanto, o sistema de espionagem para os novatos é um pouco complexo.
Se enviarmos uma Sonda de Espionagem para um planeta (com a missão de espiar) recebemos um relatório de espionagem. Este relatório tem diferentes versões: desde um relatório completo até um relatório resumido ou curto.
O que interessa é a diferença entre os níveis de espionagem entre ti e o teu inimigo. Quantos mais níveis acima do teu, tiver o teu inimigo, mais sondas terás de enviar, para completar a diferença.
citação:
(nível esp. do inimigo - o teu nível de esp.)²
Por exemplo:
(7 - 5)² = 2² = 4
Terás de enviar 4 sondas para corrigir a diferença dos 2 níveis a mais de esp. que o teu inimigo tem.
Depois de teres igualado ou superiorizado o nível de tecn. de esp. poderás receber os seguintes relatórios:
1 Sonda tendo o mesmo nível de espionagem = Mostra recursos (embora estes sejam sempre mostrados)
2 Sondas tendo o mesmo nível de espionagem (ou 1 sonda a mais das necessárias para igualar o nível de esp.) = Mostra recursos + frota
3 Sondas tendo o mesmo nível de espionagem (ou 2 sondas a mais das necessárias para igualar o nível de esp.) = Mostra recursos + frota + defesas
5 Sondas tendo o mesmo nível de espionagem (ou 5 sondas a mais das necessárias para igualar o nível de esp.) = Mostra recursos + frota + defesas + edifícios
7 Sondas tendo o mesmo nível de espionagem (ou 7 sondas a mais das necessárias para igualar o nível de esp.) = Mostra recursos + frota + defesas + edifícios + pesquisas
Portanto, o que vemos no relatório de espionagem depende da nossa tecnologia de espionagem e da do inimigo. Quanto maior for a diferença, mas detalhes vemos do inimigo.
Podemos aumentar a probabilidade de ver mais detalhes se enviarmos mais sondas ao planeta inimigo. Neste caso o aumento da tecnologia funciona ao quadrado, isto é, por cada nível de diferença temos de enviar cada vez mais sondas, embora haja a probabilidade que a defesa do planeta inimigo destrua todas as nossas sondas.
Para isso serve a % de contra-espionagem. Quanto mais elevada for, mais perto estamos de perder as nossas sondas (máx.: 100%).
Colónias
Como já vimos, cada jogador começa o jogo com um planeta de 163 campos, mas o jogo dá a possibilidade de ter, além desse planeta principal, 8 Colónias.
Para conseguíres uma Colónia deves construir primeiro uma Nave de Colonização.
Devemos ver em 'Tecnologia' os requisitos para construí-la: Hangar nível 4 e Motor de impulsão nível 3.
Em 'Tecnologias' encontramos os requisitos para a Construção, Pesquisa, Naves, Sistemas de Defesa e Construções Lunares.
Depois de ter os requisitos para a construção de Naves de Colonização, teremos esta nave à disposição de construção no 'Hangar': Metal: 10.000, Cristal: 20.000, Deutério: 10.000 e Energia: 0.
Quando já temos a Nave de Colonização disponível o seguinte passo é procurar um lugar vazio para criar a Colónia.
Para procurar um lugar vazio devemos ir à página 'Galáxia' (ter em conta que tem um custo de 10 Deutério por cada Sistema Solar que carregamos).
Nesta página aparece o Sistema Solar com os planetas de 1 a 15. Alguns dos planetas já têm um "dono", isto é, estão ocupados por outro jogador. Os espaços não preenchidos são "Slots" disponíveis para colonizar.
No entanto o tamanho dos planetas varia consoante a posição onde se encontram. O tamanho consiste em probabilidades, não é um regra simples. Assim:
citação:
Slot 1: média: 64, 60% entre 48 e 80 campos
Slot 2: média : 68, 60% entre 53 e 83 campos
Slot 3: média : 73, 60% entre 54 e 82 campos
Slot 4: média : 173, 60% entre 108 e 238 campos
Slot 5: média : 167, 60% entre 95 e 239 campos
Slot 6: média : 155, 60% entre 82 e 228 campos
Slot 7: média : 144, 60% entre 116 e 173 campos
Slot 8: média : 150, 60% entre 123 e 177 campos
Slot 9: média : 159, 60% entre 129 e 188 campos
Slot 10: média : 101, 60% entre 79 e 122 campos
Slot 11: média : 98, 60% entre 81 e 116 campos
Slot 12: média : 105, 60% entre 85 e 129 campos
Slot 13: média : 110, 60% entre 60 e 160 campos
Slot 14: média : 84, 60% entre 42 e 126 campos
Slot 15: média : 101, 60% entre 54 e 149 campos
Deves ter em conta que esta tabela se baseia em probabilidades, ou seja se colonizas uma posição 4, 5 ou 6 tens 80% de probabilidade de colonizares um planeta de tamanho entre 120 e 310 campos, mas também pode perfeitamente sair um de tamanho de 60 campos. Colonizar é algo que leva o seu tempo já que às vezes há que destruir a Colónia que nos calhou, pelos seus escassos campos, mas vale a pena realizar um esforço por conseguir Colónias grandes, já que ficam connosco por muito tempo.
Quando já temos as coordenadas para onde queremos enviar a nossa Nave de Colonização, vamos à opção 'Frota', no nosso colonizador, escrevemos 1 (para enviar apenas 1 única Nave de Colonização) e direccionamo-la às coordenadas que escolhemos.
A Colónia é como se fosse um planeta novo onde devemos começar a desenvolvê-lo de igual modo como o fizemos com o nosso Planeta Principal.
Galáxia
Fui à página 'Galáxia' e não tenho mais Deutério. O que se passou?
O facto de consultares a Galáxia, custa-te 10 de Deutério, a cada nova página ou um regresso de trás, custa-te mais 10 de Deutério.
O que significa "Planeta Destruído" na posição de um planeta?
O planeta foi destruído e está em fase de reformulação (demorará de 24 a 48 horas a desaparecer).
O que significa Lua na posição de um planeta?
Lua tal como diz significa a presença de uma Lua. Um ataque cujos Destroços resultantes sejam mais de 100.000 pode resultar na formação de uma Lua.
O que significa o Campo de Destroços na posição de um planeta?
Trata-se por conseguinte de um campo de destroços (CD), que pode ser reciclado por qualquer um. Se puseres o rato (cursor) por cima da imagem, podes ver a sua constituição (Metal e Cristal).
O que significa o "i" na posição de um planeta?
O jogador está inactivo há uma semana.
O que significa o "I" na posição de um planeta?
O jogador está inactivo há 28 dias. Os planetas irão ser destruídos e poderão ser colonizados novamente.
O nome do jogador está a azul, porquê?
O jogador está em Modo de Férias.
O nome do jogador é seguido de um "b", porque?
A sua conta foi bloqueada por um Operador de Jogo (GO).
Proteçcão a jogadores fracos
Até aos 5000 pontos os jogadores estão protegidos por esta regra. Com menos de 5000 pontos só é permitido interagir de forma hostil (atacar, espiar) com jogadores que têm em relação a ti uma diferença de pontos até 5 vezes, quer essa diferença seja superior ou inferior.
Uma vez que o jogador ultrapasse a barreira dos 5000 pontos, qualquer jogador com mais de 5000 pontos o pode atacar.
Tenho um tempo (minutos) na coluna acção, o que isso significa?
É o tempo desde o qual uma acção foi feita sobre este planeta. Pode igualmente ser, o tempo desde a última conexão do seu proprietário, o tempo desde a última sondagem efectuada sobre o planeta, ou o último transporte, o último ataque... corresponde à última vez que houve um movimento sobre o planeta.
Há uma estrela (asterisco: *) o que isso significa?
Significa que o proprietário da conta está Online. Também pode significar que o planeta acaba de ser sondado, há um ataque, ou um movimento de Frota. Geralmente há um prazo de 15 minutos entre o facto de ter uma estrela, e o momento em que a estrela se transforma em contagem de tempo (minutos) se não houver mais movimentos.
Alianças
Podemos criar uma aliança ou unirmo-nos a uma das tantas já existentes. Pertencer a uma aliança tem várias vantagens tais como estar protegido pelos colegas da aliança como pelos pactos de não agressão realizados com outras alianças, ter mais facilidades na hora de negociar recursos, etc. Somado a tudo isto esta a possibilidade de comunicar com outras pessoas e ir aprendendo com a sua ajuda.
O administrador da aliança pode criar Rankings dentro da sua aliança e atribuir diferentes funções a estes como por ex: Ver as solicitações, Ver a lista de membros, Ver o estado Ligado/Desligado na lista de membros, Criar um correio circular, etc.
Na página de Alianças/administrar a aliança podes editar os diferentes textos utilizados:
Texto externo: Todos os jogadores podem vê-lo
Texto interno: Só os membros podem vê-lo
Texto de candidatura: Todos os jogadores podem vê-lo quando se candidatam à aliança.
Texto para a página da aliança:
Itálico:[ i]Texto[/i]
Gordo:[ b]Texto[/b]
Sublinhar:[s]Texto[/s]
Imagens:
Cores:[fc] nome da cor em inglês [/fc]
Nota : Certos BBCode não funcionam em algumas Skins
Modo de Férias
Este modo é uma boa opção se por algum motivo não vamos poder controlar o jogo por um tempo alargado.
O tempo mínimo do Modo de Férias é de 48 horas e o máximo de 1 mês.
Uma vez activado a produção de recursos é reduzida para o mínimo. O planeta fica imune aos ataques e também não pode ser espiado por outros jogadores.
Requisitos para activar o Modo de Férias:
1- Não podemos ter naves em movimento ou em produção, Minas em crescimento nem pesquisas em processo.
2 - Uma vez activado não poderemos desactivá-lo até passadas 48 horas.